16 novembro 2009

Apanha da azeitona







Após algum tempo fora da minha terra e afastada, à bastante tempo, por motivos escolares das andanças do campo, é com felicidade que partilho estes momentos que estou aos poucos a conseguir recuperar. Como sabem, fui, dos primos todos, talvez a que mais tempo partilhou com os nossos avós. Com todas as fazendas e talhos que tinham, eram imensos os rituais de cultivo sendo que os mais conhecidos (e que melhor lembro) seriam as vindimas e a apanha da azeitona. A desfolhada também, mas foi das primeiras desistências de cultivo dos nossos avós e por tanto, a que menos dou importância.

Penso que a apanha da azeitona foi a primeira colheita que perdi devido à escola e é das que mais significados tem para mim, quer por sermos a família Oliveira quer pelas histórias que a avó contava...

Partilho por isso convosco as fotografias que ainda consegui tirar da apanha da azeitona da minha oliveira.

1 comentário:

Unknown disse...

:))))))))))))))))))))))))