21 outubro 2012

Terras de Oureana - O alimento de Zeus


Diospireiro do tio Ramiro 

Doce de dióspiro


O dióspiro é o fruto do diospireiro (Diospyros kaki, L.f.). O nome "dióspiro" (Diospyros) tem origem no grego dióspuron, que significa "alimento de Zeus".

Com 64 calorias por 100 g, os dióspiros são ricos em e vitaminas A, B1, B2 e E, cálcio, ferro e proteínas.


Originário do Oriente, o dióspiro, também conhecido por damasco-do-japão assemelha-se a um tomate alaranjado.

Sumarento de sabor agridoce e adstringente, deve ser consumido bem maduro, devendo apresentar uma polpa bem mole. Verde é excessivamente adstringente sendo mesmo conhecido por deixar na boca uma desagradável sensação de aspereza.

O mais vulgar é comer os dióspiros ao natural com o auxílio de uma colher, mas permite ainda preparação de compotas, doces e sorvetes...

Benefícios do dióspiro para a saúde

Do ponto de vista nutricional, o dióspiro fornece 64 kcal/100 g, devidas principalmente aos hidratos de carbono, 10 mg de vitamina C por 100 g de dióspiro (cerca de 1/6 da dose diária recomendada) e também alguns carotenóides.

A vitamina C pode influir numa série de estados fisiológicos, como a supressão da formação de nitrosamina no intestino. O nitrito, presente nos alimentos e na água, pode reagir com as aminas dos alimentos para produzir nitrosaminas, cujo carácter carcinogénico foi demonstrado. Também se indica a capacidade antioxidante da vitamina C que protege do cancro e intensifica as funções imunológicas. As dietas ricas em carotenóides estão relacionadas com uma diminuição do risco de contrair cancro e doenças cardiovasculares.

Tradições Populares

Podem-se usar diversas partes do dióspiro para fins medicinais. Pode-se aproveitar o fruto, as folhas, a casca da árvore e até as flores. Reduz a tensão, acalma a tosse e previne a arterioesclerose, entre outras propriedades.

Quando não está maduro, contém uma quantidade abundante de iodo que ajuda a evitar o bócio. Nos últimos anos descobriu-se que as folhas dodióspiro baixam a tensão, previnem a arterioesclerose, purificam o sangue e lubrificam o intestino.
Além disto, o dióspiro é tranquilizante, estimula os fluídos corporais e acalma a sede. Fortalece o baço e combate a diarreia, o sangue nas fezes e as hemorróidas.
As flores são usadas para tratar o sarampo, enquanto que a casca da árvore se usa para tratar queimaduras.



Sem comentários: